Ao pão nosso de cada dia: para que sejamos sempre o Amparo uns dos outros num dos sectores mais emblemáticos do país

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Filipa Neves 
Responsável de Marketing e Comunicação Farinha Amparo 
geral@amparo.pt
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“Pelo futuro da panificação portuguesa, vamos planear e criar estratégias de curto-médio prazo e mostrar a garra deste país à beira mar plantado”

Artigo de Opinião

Junho 2020

As variáveis-chave que estão por trás de qualquer estratégia de marketing costumam caber em 4 P’s – Product (Produto), Price (Preço), Placement (Distribuição) e Promotion (Comunicação), sem contar com as pessoas (People), o processo (Process) e as evidências/ambiente físico (Physical Evidence). No nosso sector, sugiro adicionarmos mais algumas variantes de igual ou maior importância – o Pão, a Padaria e a excelência dos profissionais de padaria e pastelaria!

Depois de perder terreno nos últimos anos para as grandes superfícies, o negócio de proximidade tornou-se, neste período de confinamento, mais relevante do que nunca. Assim como o pão nosso de cada dia. A pandemia trouxe consigo a “pãodemia”, e o pão ganhou um novo lugar na mente e coração dos portugueses, especialmente junto das gerações mais jovens, pouco consumidoras de pão até então. É, por isso, premente estimular o consumo de pão, e torná-lo, além de acessível, apetecível a todos – com inovação, com diferenciação, e com o sabor tradicional que caracteriza este alimento tão português.

Estamos juntos neste sector! Que nunca esqueçamos a importância do pão, da padaria, e do padeiro em Portugal, especialmente em meios mais pequenos. Um produto elementar que assume agora um potencial há muito perdido.

Temos, por isso, de nos unir na manutenção desta arte quase ancestral, mas que se reinventa a todo o momento, e na defesa de empregos e negócios locais, para que continuemos, juntos, a alimentar Portugal.

Para isso, o negócio tem de continuar a mexer, a inovar e a progredir. Porque o pão é o produto alimentar de maior consumo em Portugal e pode continuar a sê-lo: em casa ou nas padarias de rua, que oferecem o verdadeiro, tradicional, e inigualável pão português! A solução pode passar por serviços de entrega de pão ao domicílio, pela criação de canais online ou, por exemplo, pela definição de dias temáticos com produtos diferenciados e inovadores. Independentemente da estratégia ou do modelo de distribuição adotados, a verdadeira aposta deverá passar sempre pela qualidade dos produtos e proximidade do serviço/atendimento.

Naturalmente que estamos, ainda, a atravessar um dos momentos mais atípicos e difíceis que o sector já viveu – mas os ventos são já de mudança e de esperança! Tudo o que a época pede – um Natal português, um Natal de confiança, um Natal de partilha e sabores. E porque há momentos que devem ser partilhados, conte com a Amparo, cada vez mais perto de si!

Um excelente Natal a todos.